A Expoagro 2024 será a 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas, realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror).
O evento contará com a exposição de animais, incluindo bovinos, bubalinos e caprinos, aberto ao público em geral, com entrada gratuita.
O evento ocorrerá entre os dias 24 e 29 de setembro, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, localizado na BR-174, quilômetro 2, rodovia que liga Manaus a Boa Vista (RR), inaugurado em 2023.
Durante os seis dias de evento, o local contará com aproximadamente 580 expositores e deve receber mais de 280 mil pessoas.
O parque estará disponível para visitação das 9h às 23h. No ponto 2, ocorrerá a exposição de animais, uma fazendinha, equitação e um parque de diversões.
Entre os dias 27 e 29 de setembro, às 6h e novamente às 18h, ocorrerão o torneio leiteiro e os torneios do melhor queijo e do melhor doce de leite, com animais geneticamente melhorados, que apresentam alta produção de insumos de qualidade.
Todo o monitoramento, cuidado e bem-estar animal serão supervisionados por técnicos da Sepror, da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e de entidades parceiras do evento.
No dia 16, foi realizada uma visita técnica ao Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins para definir a logística de mobilidade e segurança da área onde ocorrerá a Expoagro.
Cursos Profissionalizantes na Expoagro
Serão oferecidos cursos profissionalizantes para produtores rurais e empresários do agronegócio amazonense entre os dias 26 e 28 de setembro. Coordenados pelo Departamento Pedagógico da Sepror, os cursos abordarão temas como piscicultura, pesca, avicultura, bovinocultura, defesa animal e vegetal, recuperação de áreas degradáveis para o plantio, comercialização, melhoramento genético, pastagem, associativismo e cooperativismo, com o objetivo de minimizar os efeitos da estiagem.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirma que, neste período em que a produção rural é afetada pela estiagem, os cursos apresentarão novos métodos para o desenvolvimento sustentável das atividades no campo.
“Essa é a determinação do governador Wilson Lima: trabalhar por aqueles que mais precisam. Durante esse período difícil de seca, vamos ser a mão parceira do produtor rural, do pescador, do piscicultor e de todos que estão voltados ao desenvolvimento do agro amazonense”, ressalta Daniel.
Segundo a engenheira de pesca da Sepror, Sandra Portela, o curso “Iniciando na piscicultura: seleção de áreas” busca capacitar os produtores rurais sobre a seleção de áreas para instalação de piscicultura, a preparação de viveiros para recepção de alevinos e a importância da qualidade da água durante o cultivo.
“O curso também mostrará como o produtor pode oferecer uma alimentação adequada durante as fases de criação dos peixes, garantindo uma boa produção final e, consequentemente, geração de renda”, diz Sandra.
Os cursos serão divididos em dois espaços (sala 1 e auditório). Para acessar o mapa completo do evento, basta visitar o site ou as redes sociais da Sepror; o mapa também estará disponível no Parque.
Programação
Quinta-feira (26/09)
Sala 1
9h – Introdução à pesca esportiva (Idam)
10h – Manejo produtivo e inteligente na avicultura durante a estiagem (Idam)
11h – Estratégias nutricionais para bovinos na estiagem (Idam)
14h – Panorama das pragas quarentenárias dos citros no Amazonas (Adaf)
15h – Monilíase do cacaueiro e cupuaçuzeiro: panorama geral no Amazonas (Adaf)
16h – Boas práticas na manipulação de agrotóxicos com viés na saúde humana e ambiental (Adaf)
Auditório
9h – Aproveitamento de biomassa visando a recuperação e conservação em áreas agricultáveis (ADS)
10h – Apoio à comercialização na piscicultura regional (ADS)
11h – Agroecologia e sustentabilidade na Amazônia (ADS)
14h – Iniciando na piscicultura: seleção de áreas (Sepror)
15h – Sanidade aquícola (Sepror)
16h – Introdução à aquariofilia (Sepror)
Sexta-feira (27/09)
Sala 1
9h às 12h – Reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs)
14h às 17h – Reunião do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo)
Auditório
9h – Regularização Ambiental de Atividades Agropecuárias no Amazonas (Ipaam)
10h – Resgate da fauna silvestre (Ipaam)
11h – Melhoramento genético do tambaqui (Embrapa)
14h – Avicultura de estilo caipira (CRMV)
15h – Manejo de pastagem (CRMV)
Sábado (28/09)
Sala 1
9h às 12h – Mesa redonda: Dia Mundial da Raiva (Adaf)
Auditório
9h às 16h – Lideranças rurais, cooperativismo e associativismo (Sepror)
Expoagro 2024: Programação Especial para o Público Infantil
Terça-feira (24/09)
18h às 19h – Palhaço Tapioca (show musical & interações)
Quarta-feira (25/09)
18h às 19h – Palhaço Pipoca (show musical & interações)
Quinta-feira (26/09)
18h às 19h – Macarrão Animações
Sexta-feira (27/09)
18h às 19h – Palhaço Goiaba (show musical & interações)
Sábado (28/09)
18h às 19h – Palhaço Donner (apresentações de circo)
19h às 20h – Palhaço Puxa Puxa (apresentações de circo)
Domingo (29/09)
18h às 19h – Palhaço Paçoquinha (show musical & interações)
19h às 20h – Boneco Luizinho (apresentações de mágicas cômicas)
Outras Programações
Os visitantes do evento também poderão participar de montarias em cavalo ou pônei e registrar fotografias dos animais em exposição, além de aproveitar o parque de diversões para toda a família.