Corpo de Bombeiros Combate 30 Incêndios; e pede Conscientização

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu a 33 ocorrências de incêndios em Manaus entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro. Foram 22 incêndios em vegetação urbana, 10 em residências e um em um comércio, sem registros de vítimas. A maioria dos incêndios em vegetação ocorreu na zona leste da cidade, onde 12 casos foram registrados.

“Foi um fim de semana bastante agitado para nossa corporação, mas conseguimos atender todas as ocorrências sem vítimas, o que é nosso foco principal. Lembramos que, com o calor intenso, é importante ter cuidado dentro de casa, principalmente no uso de eletrônicos, para evitar superaquecimentos”, afirmou o coronel Reinaldo Menezes, subcomandante-geral do CBMAM.

Em um dos casos mais graves, os bombeiros combateram chamas em uma área de vegetação perto de uma escola de samba no bairro Morro da Liberdade. Foram usados 4.500 litros de água para conter o fogo, que ameaçava áreas dos dois lados de um igarapé. Já nas ocorrências de incêndios residenciais, houve destaque para um fogo que começou em um restaurante na zona sul e atingiu outras três moradias.

Operação Aceiro: Conscientização e Combate às Queimadas no Interior

FOTOS: Divulgação CBMAM
FOTOS: Divulgação CBMAM

Desde junho, o CBMAM já realizou mais de 100 palestras de conscientização sobre o combate às queimadas em 12 municípios da região sul do Amazonas e da Região Metropolitana de Manaus, como parte da Operação Aceiro 2024. Além de atuar diretamente no combate aos incêndios, a corporação promove ações de conscientização, distribuindo materiais educativos e orientando a população sobre como evitar queimadas e agir em caso de fogo.

“Quando não estão no combate, nossos militares estão nos centros urbanos e nas comunidades rurais e ribeirinhas orientando a população. O combate às queimadas é uma verdadeira batalha que precisa da colaboração de todos”, afirmou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Gama.

A operação, que está em sua terceira fase, conta agora com mais 200 bombeiros que reforçarão as ações tanto na região sul quanto na Região Metropolitana de Manaus. Ao todo, mais de 600 agentes estão atuando nos municípios mais afetados.

Veja Também

Logo VisiteManaus

Categoria