O ritmo contagiante dos touros de Barreirinha tomou conta do Largo de São Sebastião em Manaus no sábado, 9 de agosto, durante o lançamento oficial do 35º Festival de Barreirinha, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto no Tourodrómo da cidade de Barreirinha, localizada a 330 quilômetros da capital amazonense. Pela primeira vez, o evento foi apresentado em Manaus, contando com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Os touros Branco e Preto encantaram o público ao mostrar os itens oficiais que compõem o espetáculo folclórico, símbolo cultural do município.
Carlos Bonates, secretário executivo de Cultura do Amazonas, destacou que a realização do lançamento em Manaus reforça a política pública de valorização cultural promovida pelo governo Wilson Lima e pela Secretaria de Cultura, comandada por Caio André. “Essa política tem como base a valorização do artista, o fortalecimento da cadeia econômica da cultura e a valorização das manifestações culturais do interior do Estado. Trazer o Touro Branco e o Touro Preto para Manaus é uma prova concreta desse compromisso”, afirmou Bonates.
O coordenador de cultura de Barreirinha, Júlio Seixas, ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para divulgar a cultura local. “Trazer o Festival de Barreirinha para o Largo de São Sebastião é uma oportunidade única para apresentar nossa festa maravilhosa para o público manauara”, declarou. Beatriz Siqueira, porta-estandarte do Touro Preto há mais de nove anos, destacou o orgulho de representar a cultura de Barreirinha em um dos principais pontos turísticos da capital. “É uma honra e uma felicidade poder levar nosso festival para fora e mostrar nossa cultura aqui em Manaus”, disse.
Já Elder Belo, item apresentador pelo Touro Branco, agradeceu a oportunidade e expressou a emoção de levar a alegria do festival para o público manauara. “Estamos muito felizes e gratos ao Governo do Estado e à Secretaria de Cultura por nos permitir esse momento especial”, afirmou.
O Festival Folclórico de Barreirinha tem suas raízes nas tradicionais brincadeiras de boi da década de 1930, inspiradas pelas manifestações culturais de Parintins. Oficialmente, o festival teve início em 1980 e, ao longo dos anos, a rivalidade entre o Touro Branco e o Touro Preto cresceu e se tornou uma competição técnica desde 2005. Hoje, o Touro Branco soma seis títulos e o Touro Preto lidera com sete conquistas.