O Festival de Cinema Close começa nesta quinta-feira (05/06) em Manaus e segue ao longo de todo o mês de junho em celebração ao orgulho LGBTQIAPN+. Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e será realizado no Teatro Gebes Medeiros, no Centro da cidade, com entrada gratuita.
A segunda edição do festival exibirá 28 produções nacionais, entre videoclipes, curtas de ficção e documentários. As próximas sessões ocorrerão nos dias 11, 17 e 24 de junho, com acesso livre ao público.
Na abertura do evento haverá uma cerimônia especial e apresentação do Hunter Dance Group, grupo de dança que viralizou nas redes com a performance de Abracadabra e foi notado pela própria Lady Gaga.
As obras serão avaliadas por um júri técnico composto por Saleyna Borges e Arnaldo Barreto e pelo júri popular. A competição inclui oito amostras de ficção e sete documentais, avaliadas com base na direção artística e abordagem temática.
Idealizado por Wallace Abreu, o Festival Close é o primeiro do gênero na região Norte e visa ampliar a visibilidade de produções audiovisuais LGBTQIAPN+, oferecendo espaço para obras que normalmente não chegam às salas de cinema ou plataformas de streaming. Segundo Wallace, em breve será aberta uma oficina gratuita de produção audiovisual para incentivar a criação de videoclipes e novos conteúdos por artistas amazonenses.
Algumas imagens utilizadas neste artigo têm direitos autorais. Os créditos dos autores estão indicados nas legendas.